O Mestrado Europeu em Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos (wop-p) exige a realização de, pelo menos, um periodo de seis meses de mobilidade numa das cinco universidades pertencentes ao consórcio (Valencia, Barcelona, Paris, Bologna e Coimbra).
Assim e desta forma é por estas andanças que eu, o Pedro e a Catarina andaremos a partir de Março:P
A Universidade não fica mesmo na cidade de Bologna, fica numa cidadezinha amorosa chamada Cesena a uma hora de comboio, mais para este e portanto..a 15 minutinhos da praia.. (raios...que maçada..:p).
Já começámos a procurar alojamento. Sim, porque este programa, embora seja semelhante ao Erasmus, é mais organizadinho e há um maior acompanhamento por parte dos coordenadores aos alunos. Os alunos das 5 universidades têm de se ajudar uns aos outros na procura de casa. Para o próximo mês convém que já tenhamos alojamento definido. É engraçado constatar uma coisa...vejo a maioria dos meus colegas super preocupados com esta questão e revejo-me aquando da minha partida para Madrid. Nessa altura para mim era o mais importante, urgente e crucial. Primeiro que tudo estava isso. Hoje não sinto o mesmo. Não estou angustiada e aflita porque já sei que, de uma forma ou outra, alguma coisa se há-de encontrar. Em algum sítio teremos de ficar, por isso estou muito mais concentrada no meu entusiasmo e na antecipação de ir à descoberta. E Itália é perfeita para isso. Tenho imensos sítios que gostava de visitar e imensas coisas que gostava de fazer. Duas delas destaco: quero ir a Pompeia e ver uma opera (de preferência no Scala - não tenho lá grandes esperanças, verdade seja dita, porque os bilhetes devem custar os olhos da cara). Estou animada com a possibilidade de ganhar peso:D. Sabe-se que a gastronomia de Itália não é propriamente recomendável a quem esteja a fazer dieta. Num semestre passado lá, um amigo meu ganhou 10 kilos. How cool is that?:D
A aventura começa a ganhar os seus contornos e afigura-se como um estímulo para manter o ritmo louco de trabalho a que temos sido sujeitos. Não está fácil. 8 disciplinas e uma tese de mestrado. A coisa vai lá mas não sem algum sofrimento e sacrifícios (e.g. vida social, sono...só para mencionar os mais flagrantes). Ok. Mas tudo isto vale a pena se me garantirem, como já fizeram várias e várias vezes, que daqui a menos de dois anos não vou ter de me sentar numa caixa do Continente. That makes it all all all worth it.
Por isso, e como diz o noss Leo brazuca 'PEDAAAALA'..:)
E é exactamente o que vou fazer neste domingo solarento.
Ciao!
Ps- tenho exame de italiano na 3a. Lembrei-me agora. Fukin awsome!
***
2 comentários:
gosto de te ver assim, entusiasmada! sei que não está a ser fácil para vocês, mas também acredito que vão triunfar! Força! ah e gosto do teu novo espacinho;)
Beijinhos
Tânia, adorei o seu blog! Seu jeito de escrever, as dicas culturais o senso crítico! Me identifiquei bastante!!!
É, está sendo bem cansativo este mestrado, mas conhecer pessoas como vc fazem com que ele se torne gratificante, apesar de ter apenas começado...
Grande beijo, Ju. =*
Enviar um comentário