Ora aqui vem ela, a desnaturada, actualizar o estaminé.
Pois é. Então aqui ando eu toda contente por terras Romanas.
Cheguei há quase duas semanas, mas sinto que ainda me estou a acomodar e a instalar.
Estou em Cesena, uma cidade pequena a 80 kms de Bologna e a 15 minutos do Mar Adriático. Está a ser uma experiência muito diferente daquela que vivi há um ano em Madrid. Agora rodeada de amigos e num meio muito mais pequeno e próximo, sinto que se torna mais fácil e rápido sentir as coisas como minhas. Estou simplesmente a adorar e nem acredito que já cá estou há quase duas semanas. Nem os primeiros dias cinzentos de chuva me retiraram o ânimo. Por entre compras, tratar de papelada, saídas e conhecer dezenas de caras novas, o tempo passa e o trabalho já começou. Muuuiiito devaragarinho mas já começou.
Até ao final deste mês só temos uma cadeira, das 3 que vamos fazer aqui. O Professor é super super simpático, aliás como toda a gente por aqui! Nunca conheci gente tão simpática e genuína. Ajudam-te em absolutamente tudo o que precisares e têm uma paciência infinita enquanto tentas acertar com o italiano macarrónico. Em Abril começam as outras duas cadeiras, uma com um outro professor italiano e a outra com uma professora canadiana. As aulas são em inglês, embora esta cadeira inicial, Economic Psychology, a tenhamos com o pessoal do Mestrado Integrado numa mistura de inglês com italiano. Não podia haver sala mais internacional que aquela. À parte dos 24 italianos de diferentes zonas do país, temos uma alemã e uma russa, alunas Erasmus, e do nosso grupo Erasmus Mundos, somos 3 portugas, 1 mexicano, 1 venezuelano, 1 mauriciano, 1 francesa e duas colombianas. Tudo gente imensamente simpática.
Aqui em casa, a 2 minutos da faculdade, sou eu, Taninha portuga, a Melanie de Paris, que está no Mestrado Europeu comigo, e a Chiara, uma vera italiana de Roma que está no Mestrado Integrado. Não podia ter melhores companheiras de casa. Já ando é a fazer curto-circuito com tantas línguas. Com a Mela falo um inglês misturado com francês, com a Chiara falo o meu portugo-italianol. Com os latino-americanos às vezes falo um bocadinho de espanhol, e entranto lá aparece de vez em quando o meu português com os meus companheiros Pedro e Catarina.
Acho que dentro em breve teremos aulas de italiano no centro de línguas, mas entretanto vou sendo auto-didacta aqui por casa estudando um bocadinho, praticando com a Chiara e na rua nos meus fazeres. O meu maior problema é conseguir separar o espanhol do italiano. Tenho que estar concetradinha para não misturar tudo, mas acho que já vou entrando na onda do italiano. Com muita calinada à mistura está claro, mas já vou fazendo os meus progressos.
Já conheci o meu host tutor para a minha tese e já tivemos a nossa primeira reunião. Como toda a gente por aqui, ele é muitíssimo simpático. Já começámos a andar com o trabalho, a ver se temos isto pronto em Julho. Ainda estou a recolher dados e conforme o desenvolvimento ou não desta fase, até ao final deste mês, terei de tomar uma decisão. Ou avanço com esta amostra e arrisco ter problemas estatísticos no fim, ou recolho dados num outro grupo, igualmente da banca. A ver vamos...esta fase é do mais angustiante que podem imaginar. Principalmente quando há prazos a cumprir. Valha-me a calma e serenidade dos meus orientadores que me acalmam quando eu estou prestes a saltar até ao tecto de pânico. Por entre mortos e feridos lá hei-de acabar isto.:)
Entretanto, no meio do trabalho, também temos aproveitado para sair. Itália é dos melhores sítios para amantes da história e da arqueologia como eu. Ando maravilhada porque em qualquer cantinho encontro um pouco de história. No domingo passado fomos à Rocca Malatestiana um castelo/fortaleza/prisão/museu que já passou por imensas fases ao longo dos quase 9 séculos de existência. Ainda temos muitíssimo para visitar aqui em Cesena, por isso não sei como será este próximo fim de semana, mas acho que vou preferir ficar por aqui e conhecer mais ou ir até Bologna, nada de muito longe. Prefiro começar pelo que me está mais perto.
Entretanto acho que, lá para Abril vou receber a visita da minhas queridas brasucaaas, Ju e Cary (que saudades!!!!!!!) e aí vamos também fazer uns circuitos turísticos por Itália. Veneza e Roma ficarão, em princípio, para a visita da minha other half:P Até fico tonta com a quantidade de sítios que quero conhecer durante a minha estadia aqui. Equilibrando trabalho com prazer, tenho a certeza que no fim terei tempo para tudo. Sim, já que não vou poder ir a Coimbra pela altura da Queima, ao menos contento-me por aqui...sim meninos, é verdade..:( não vou...os preços para portugal nessa altura são ridiculamente altos, tenho que pedir autorização para sair daqui e nessa altura muito provavelmente estarei cheia de trabalho para acabar a tese em junho/julho. Já me conformei de certa forma, mas enfim...muitas das pessoas que me são importantes já sabem e já compreenderam por isso, torna-se mais fácil. De qualquer forma fica um beijinho enorme a todos e um 'aproveitem por mim' ENORME. E já sabem, se quiserem dar um saltinho aqui à bota, têm um quarto enorme (antiga sala de estar) onde ficar.
Mas agora há que aproveitar tudo, absolutamente tudinho porque já sei, por experiência própria, que nada se volta a repetir e que a nostalgia no fim pode ser um pouco atenuada se aproveitarmos isto ao máximo. Candidatei-me ao periodo de 3 meses em Portland para investigação, neste próximo Verão a começar dia 28 de Julho. Ainda não tenho notícias. Esperemos que após o prazo limite, 23 de Março, traga novidades boas. É cruzar todos os dedinhos, das mãos e dos pés.
O post já vai astronómico, mas ainda quero deixar um beijinho enorme, cheio de saudade, à famelga (ta td bem!!!!), aos amigos erásmicos espalhados por barcelona, valencia e paris, aos amigos por Coimbra (ai minha Coimbra....) e aos professores do dream team do Nefog na faculdade. Isto já parece a entrega dos Óscares por isso, daqui me voy.
Fiquem com este clássico da Laura Pausini. Esta é daquelas que se cantam em altos berros, numa choradeira dramática e histérica, agarrada a um microfone num bar de karaoke...:) Adoro-a!
Hasta!!:)
Beijocaaa*
Ps -Ando a pesquisar bilhetes para o concerto de Bat for Lashes em Milão, dia 10 de Maio, mas acho que ainda não estão disponíveis. Alguém me quer acompanhar?:) Dia 9 estarão em Roma, no Dissonanze Festival, o que também seria uma hipótese.
Ps2 . Já tenho uma biclaaaa! E é tão linda! Tem um cestinho e tudo. Quando puder posto fotos!:)
Sem comentários:
Enviar um comentário