In Diário de Coimbra:
SMTUC chegam a Almalaguês com “30 anos de atraso”
Com a nova linha 43 e o prolongamento da 10 A, há viagens até quase à meia-noite
'No próximo fim-de-semana, a população de Almalaguês vê concretizada uma reivindicação com, pelo menos, 30 anos: os autocarros dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) chegam à freguesia.
A viagem inaugural está marcada para sábado, em hora a designar, mas, de acordo com o presidente da Junta de Freguesia, a esmagadora maioria dos habitantes diz que «só acredita quando vir» os autocarros a circular nas ruas de Almalaguês. «Há um atraso com mais de 30 anos. É uma ambição desde o 25 de Abril», garante.
«Sempre nos disseram que era impossível. Tem sido um esforço muito grande», realça Victor Costa, destacando a «dedicação e empenhamento» do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, que recentemente, por ocasião da geminação entre Souselas e Almalaguês, adiantou que «era fundamental» servir esta freguesia com autocarros dos SMTUC.
Manuel Oliveira, administrador-delegados dos Transportes Urbanos de Coimbra, salienta que as viagens da nova linha n.º 43 (Portagem/Almalaguês) são, para já, «em regime experimental», no entanto, Victor Costa acredita que este «é apenas o primeiro passo». «Era injusto. À nossa volta, Marco dos Pereiros e Vendas de Ceira tinham serviços públicos até à meia-noite e Almalaguês até às 18h00». Se os utentes precisassem de dirigir-se a Coimbra ao fim-de-semana não podiam, porque os autocarros da Transdev só fazem os circuitos aos dias úteis da semana, realça, com a ressalva de que não está em causa «a segurança e qualidade» da empresa.
Todavia, deixou um desabafo: «Há três anos, [a Transdev] assumiu que iria iniciar um inquérito à população para perceber as necessidades. Só agora é que me convocou para conversar», numa altura em que «as pessoas estão ávidas de coisas fundamentais», sustenta o autarca.
«Finalmente, agora alguém está a olhar para nós», continua, frisando que os autocarros até mais tarde irão beneficiar, sobretudo, estudantes e alguns trabalhadores para quem apanhar os últimos autocarros da Transdev em Coimbra, pouco antes das 17h30, é uma missão impossível.
Prolongamento da Linha 10A
De segunda a sexta-feira, o último autocarro a sair da Portagem em direcção a Almalaguês será às 19h15, mas, de acordo com os serviços, no período nocturno, nos dias úteis, as povoações de Portela do Gato, Cestas e Almalaguês serão servidas pelo prolongamento da Linha 10A, com partida do Parque às 23h45.
Assim, o horário da linha 43 começa às 6h00 (esta com saída da Escola Silva Gaio), continuando às 6h55, 8h10, 9h25, 11h55, 13h10, 14h20, 16h45 e 18h00. De Almalaguês para Coimbra, o primeiro transporte arranca às 6h25, seguem-se as viagens das 7h40, 8h55, 12h40, 13h50, 17h30, 18h45 e 19h55.
Aos sábados, há quatro viagens no sentido Coimbra/Almalaguês (7h45, 8h45, 12h15 e 13h30), enquanto no sentido inverso realizar-se-ão duas (8h15 e 13h00). Aos domingos e feriados, quem quiser ir nos autocarros dos SMTUC para Almalaguês pode fazê-lo às 13h10, 14h10 e 18h25. Para regressar, há duas alternativas: 13h50 e 19h05.
Com início na Portagem (parque), o percurso do novo autocarro n.º 43 segue pela Boavista, Pólo II, Vale das Flores, Ponte Rainha Santa Isabel, Banhos Secos, Carvalhais de Baixo e Carvalhais de Cima, Marco dos Pereiros, Portela do Gato, Almalaguês, com regresso pelo mesmo percurso até Banhos Secos, seguindo depois pela rotunda das Lages, Escola Secundária D. Duarte, Portugal dos Pequenitos e Ponte Santa Clara até à Portagem.'
Nem sei o que diga.
Sem comentários:
Enviar um comentário